2/27/2008

A Historia do Judô . ( Resumo destinado aos atletas)

A HISTÓRIA DO JUDÔ
Dr. Jigoro Kano, nasceu em 1860 na cidade litorânea de Mikage, perto de Kobe. Em 1871 sua família se transfere para Tóquio, onde fixa sua residência. Com 18 anos, Jigoro Kano, estudante da universidade imperial, resolve remediar sua fraqueza física por meio de apropriados exercícios de jiu-jitsu.
Em 1882, Senssei Jigoro Kano funda sua própria escola, Kodokan, assim nasce o judô tomando o lugar do jiu-jitsu. Jigoro Kano acrescentou, a essa disciplina de defesa, a noção dos princípios da educação física e de aperfeiçoamento moral dos alunos e alunas da escola. Seus primeiros alunos foram Tomita, Yamashita, Tabata, Yokoyama, Shiro Saigo, Mifune e outros.
Hoje a escola Kodokan forma milhares de alunos e o judô hoje em dia é difundido por milhões de judocas em todo o mundo.

A HISTÓRIA DO JUDÔ NO BRASIL
Quem trouxe o judô para o Brasil foi Senssei Mitsuyo Maeda, também conhecido com a alcunha de Conde Koma, era quarto grau; Com a importante vinda da imigração japonesa para nossas terras. Conde Koma veio seguido por dois judocas, Tsujeniro Tomita e Shinshiro Satake, que eram eles um dos melhores atletas da escola Kodokan. Mitsuyo Maeda trouxe o judô para o Brasil por volta de 1908, seguido dos Estados Unidos desde 1906.
No Brasil, Mitsuyo Maeda ofereceu seus serviços ao exército brasileiro, assim se expandiu o judô pelo Brasil e pelo mundo à fora.
Um viva a Senssei Mitsuyo Maeda, e dez vivas ao Senssei dos Sensseis Dr. Jigoro Kano, porque sem ele nada disso teria acontecido.

FAMÍLIA GRACIE
Um dos primeiros alunos de Senssei Mitsuyo Maeda no Brasil, foi o Sr. Carlos Gracie, que primeiramente aprendeu as técnicas de judô e depois as técnicas de jiu jitsu e de outros tipos de combate que senssei maeda também dominava, esse conjunto de aprendizados foram o começo da lendária família Gracie, com isso tornaram-se um dos melhores nas artes marciais do Brasil, que são conhecidos até hoje como os que inventaram o jiu jitsu brasileiro ou o jiu jitsu gracie.


VOCABULÁRIO



Judô - Caminho suave , a arte suave.
Judogui - Roupa para a pratica do judô.
Wagui - Casaco.
Shitabake - Calça.
Obi - Faixas utilizadas pelos judocas.
Dojô - Local onde é praticado o judô
Tatame - Esteira para conter o impacto dos atletas nas técnicas de projeções e quedas.
Senssei - Professor em japonês.
Hajime - Voz de comando para começar um exercício.
Mate - Voz de comando para parar um exercício.
Tori - Atleta que executa o golpe.
Ukê - Atleta que recebe o golpe.
Ukemi - Nome dado ao treinamento de quedas.
Ushiro-ukemi - Queda de costas.
Mae-ukemi - Queda para frente.
Yoko-ukemi - Queda para o lado.
Zempo-kaiten-ukemi - Queda com giro frontal.
Shiai-jô - Área de competição.
Rei-hô - Saudação, comprimento.
Zarei - Comprimento sentado.
Ritsu-rei - Comprimento em pé.
Sei-za - Ajoelhar.
Agura - Sentado, com as pernas cruzadas.
Shizen-tai - Posição natural.
Migui - Direita.
Hidari - Esquerda.
Jigo-hontai - Posição de defesa.
Kuzushi - Desequilíbrio.
Shintai - Maneira correta de caminhar.
Kumi-kata - Formas corretas de segurar o judogui.
Tai-sabaki - Movimento de corpo utilizado para esquivas.
Utikomi - Aperfeiçoamento de técnicas.
Randori - Treinamento livre.
Shiai - competição.
Hantei - Julgamento.
Harai - Varrer.
Harai-goshi - Varredura de quadril.
Hiza - Joelho.
Hiza-guruma - Rotação sobre o joelho.
Ippon - Ponto completo, o nocaute do judô.
Jigotai - posição defensiva.
Jime - Estrangulamento.
Kiai - Força vinda do espírito, em forma de grito.
Kodokan - Primeira escola de judô.
Nague - Projeção.
Shisei - Postura.
Sode - Manga.
Sono-mama - Não se mova.
Sore-made – Terminado, encerrado.
Tate - Ficar de pé.
Toketa - Imobilização desfeita.
Kubi - Pescoço
Koshi - Quadris
Shiran - Mestre
Te - Mão.
Ashi - Perna.
Mayta - desisto
Gomenasay - permissão para sair ou entrar
Kiu - Dan ou grau.


NÚMEROS EM JAPONÊS – ATÉ 30


1- Iti
2- Ni
3- San
4- Shi
5- Gô
6- Roku
7- Shiti
8- Rati
9- Kyiu
10- Dyu
11- Dyu-Iti
12- Dyu-Ni
13- Dyu-San
14- Dyu-Shi
15- Dyu-Gô
16- Dyu- Roku
17- Dyu- Shiti
18- Dyu-Rati
19- Dyu-Kyu
20- Ni-Dyu
21- Ni-Dyu-Iti
22- Ni-Dyu-Ni
23- Ni-Dyu-San
24- Ni-Dyu-Shi
25- Ni-Dyu-Gô
26- Ni-Dyu-Roku
27- Ni-Dyu-Shiti
28- Ni-Dyu-Rati
29- Ni-Dyu-Kyu
30- San-Dyu



COMO FAZER UMA BOA PROJEÇÃO

1- Kuzushi - Desequilíbrio inicial para preparação do golpe.
2- Tsukuri - Melhor maneira para a execução do golpe.
3- Kake - Execução da projeção.
4- Zantin - Preparação para a melhor queda do ukê.




O Judô foi criado em 1882, mesmo ano de fundação do Kodokan, pelo Professor Jigoro Kano.

Professor Kano aproveitou as melhores técnicas de todas as escolas de Jujitsu e suprimiu as que julgava precárias e excessivamente violentas, criando o Kodokan Judô, baseado em suas próprias análises e estudos.

Em poucos anos, o Judô do Kodokan foi reconhecido pela sua excelência, pois seus alunos superaram os praticantes do Jujitsu no Campeonato Policial Bujitsu. Este foi efetivamente o primeiro passo, que permitiu um rápido progresso do Judô.

A princípio o Judô foi criado como forma de exercício físico. Com seu crescimento, e pós ter suas regras regulamentadas, o Judô começou a se espalhar pelo mundo. Um fato que contribuiu fundamentalmente para isso foi o de Sensei Jigoro Kano ter se tornado o primeiro membro asiático a ser aceito como membro do Comitê Olímpico Internacional, em 1909.
Em 1964 o Judô passou a ser um esporte oficial dos Jogos Olímpicos, sendo atualmente praticado em quase todos os países do mundo.

Dados Cronológicos

1882 - Fundação do Judô Kodokan
1886 - Histórica competição entre artes marciais. O Judô Kodokan vence, passando assim, a ser praticado pela polícia Japonesa.
1902 - O Judô chega aos Estados Unidos
1938 – Falecimento do Professor Jigoro Kano.
1948 – Fundação da Federação Nacional de Judô do Japão
1969 - Fundação da Confederação Brasileira de Judô. Até então, o judô era regido pela Confederação Brasileira Pugilismo.

Filosofia

Na palavra ‘jujitsu’, ‘jitsu’ significa técnica (ou prática) enquanto que na palavra ‘judô’, o ‘do’ significa caminho, que pode ter dois significados: o de um caminho pelo qual você passa e o mais filosófico e profundo que representa uma maneira de viver.
Em ambos os nomes, ‘ju’ quer dizer gentileza e suavidade, que induz a utilizar a força do oponente sem agir contra ela, podendo ser aplicada não somente na competição mas também aos aspectos humanos.

Como forma de educação e ensino, o Professor Jigoro Kano adotou o randori e os katas além de outros métodos didáticos, adicionando educação física ao treinamento intelectual e à cultura moral. A harmonia desses aspectos de educação constituem a educação ideal pela qual o judô será ensinado.

O Judô visa melhorar a habilidade mental e física. O Professor Jigoro Kano disse que o seu maior objetivo é cultivar e usar a energia humana para o bem, podendo ainda ser ampliada para todos os aspectos da vida. Esse conceito veio a formar dois grandes pilares: o melhor uso da energia individual e o bem estar mútuo. Com esta base, o prof. Kano deixou como ensinamento que, através do treinamento, a pessoa deve se disciplinar, cultivar o seu corpo e espírito por meio das técnicas de ataque e defesa, engrandecendo a essência do caminho. Os melhores usos da energia e o bem estar mútuo resumem os ensinamentos de Jigoro Kano, que pregam buscar a perfeição de uma pessoa e beneficiar o mundo.


KO = Estudo, aprendizado, fraternidade
DO = Caminho, moral
KAN = Instituto

KODOKAN = Instituto onde se aprende o Caminho

A fundação do Kodokan, em 1882, foi o marco da criação do Judô. Este templo foi criado pelo Professor Jigoro Kano para nortear todo o ensinamento filosófico e prático do Judô.


Vocabulário básico

Rei - Saudação
Ritsu-Rei- Saudação em pé
Za-Rei - Saudação feita na posição ajoelhada (Seizá)
Seizá (ou Hiraza) - Ajoelhado sobre os calcanhares
Agurá (ou Mitorigueiko) - Sentado com as pernas cruzadas
Gomen - Desculpa
Domo Arigato - Muito obrigado
Onegai Shimassu - Por favor.

Conduta e Postura (Normas Gerais)

Nunca se atrase para o início de um treino.

Tradicionalmente, no Japão, as saudações são feitas sem nenhum contato físico. Portanto, apertos de mão, abraços ou batidinhas nas costas não são necessários dentro do Dojo. Por causa dos costumes ocidentais, porém, é comum vermos a saudação (Ritsu-Rei) muitas vezes ser seguida de um aperto de mão. Quando estiver cumprimentando um Sensei, espere que qualquer atitude mais calorosa parta dele, não tomando nunca a iniciativa.

Quando o Sensei estiver conversando ou ocupado com alguma atividade, cumprimente-o (Ritsu-Rei ou Za-Rei) sem interrompê-lo nem fazendo com que ele pare somente para cumprimentá-lo.

Ao cumprimentar um Sensei, posicione-se de frente para ele e não faça com que ele tenha que se virar para ficar de frente para você.

Caso o Sensei esteja sentado ou ajoelhado, cumprimente-o em Za-Rei, não esperando que ele se levante para cumprimentá-lo.

Ao fazer a saudação para dois ou mais judocas, você pode cumprimentá-los individualmente ou à todos eles. Nunca, porém, faça o Ritsu-Rei girando o corpo na direção de todos em semicírculo. Ao cumprimentar o grupo todo, o Ritsu-Rei deverá ser feito em direção ao grupo, como fosse uma só pessoa.

Nunca cruze a frente de um judoca, principalmente um Sensei ou companheiro mais graduado.

Jamais passe no meio de dois colegas.

Quando estiver descansando ou observando o treino, jamais dê as costas para Shomen.

Quando estiver em pé, ouvindo alguma explicação ou observando o treino, a postura correta é Shizen-Hontai, ou seja, com o corpo ereto e as mãos soltas ao lado do corpo. Cruzar os braços, apoiar as mãos na cintura ou cruzá-las atrás das costas denota falta de interesse ou respeito.

Exceto por estar extremamente cansado ou machucado, nunca recuse treinar com um Sensei.

Ao treinar com os Senseis, faça isso da maneira mais solta possível. Deixe que ele faça sua pegada (Kumi-Kata), demonstrando respeito e consideração.

Ao ser chamado para alguma demonstração, dirija-se com presteza ao Professor. Faça o Ritsu-Rei e coloque-se à sua disposição, colaborando ao máximo para sua explicação.

Caso o Sensei (responsável pelo treino ou de alta graduação) adentre o Dojo após o início do treino, as atividades deverão ser interrompidas pelo mais graduado (Mate). Será dado o comando Kiotsuke (todos se voltarão para o Sensei). Após o comando ‘Rei’ todos saudarão o Sensei em Ritsu-Rei.

Tandogueiko – Treino solitário com movimentação


.....................................................................................

Aos Atletas atenção no estudo da apostila , pois ja foi resumida e , é de total importância saber o vocabulário e a história do Judo para conquistar a graduação...

Judo Butter.

Nenhum comentário: